Review Halo Infinite

 

Halo Infinite foi lançando em 8 de dezembro de 2021, 6 anos após Halo 5, devido a isso a espera e o hype pelo jogo era extramente grande. Então na análise de hoje vamos comentar se valeu a pena a espera. 

Para começar a análise, o primeiro ponto que eu acho legal começar, é sobre a campanha e história, pois essa foi uma das principais críticas a halo 5, já que no halo 5 foi entregue uma campanha curta e uma história que não desenvolvia bem os personagens, já em infinite vejo que esses pontos foram consertados, pois no atual jogo o estúdio buscou desenvolver bem os personagens e vilões, além que conseguiram finalizar bem o arco de uma personagem central da série. 


Já em relação a gameplay (campanha e multiplayer), eles buscam trazer um equilíbrio entre o clássico e o moderno, para assim agradar os fãs mais antigos e os mais novos que começaram a jogar, a partir de Halo 4. Também vale salientar que esse equilíbrio faz parte do reboot espiritual. Vejo que em relação a esse tópico, foi um grande acerto, já que muitos jogadores criticaram Halo 4 e 5 por não ter esse equilíbrio, ou seja, mesmo quem começou Halo em 2001 e curte algo mais clássico, é provável que se identifique bem em infinite. Com isso, várias polêmicas dentro da comunidade e série podem ser encerradas. 


A campanha também trás um mundo semiaberto, onde muitoas pessoas tinham dúvidas se isso poderia funcionar dentro da fórmula de um halo, mas eu acredito que funciona muito bem, pois essa ideia bebe bastante da fonte de Halo Combat Evolved, o primeiro game da série que foi lançado em 2001, que apresentava mapas mais abertos e veículos, algo que era bem diferente para shooters em primeira pessoa na época, além que o game ainda trazia sensações de exploração, grandiosidade e mistério. Aqui em Infinite, 20 anos depois eles conseguem replicar bem essa ideia. Tanto que o Joseph Staten que é o diretor de campanha falou que Infinite é o jogo que eles imaginavam em 2001 (quando a série foi criada), mas não conseguiram fazer devido a limitações da época, mas que agora conseguem realizar. Então com um mundo semiaberto e missões secundárias, eles conseguem trazer a sensação de exploração, grandiosidade e mistério que são características importantes da saga. 



Em relação a direção de arte, acredito que é a melhor direção de arte da série, pois também entra na questão do reboot espiritual, onde vai conseguir agradar vários fãs da época da Bungie e fãs a partir da 343, tanto que acredito que a armadura do Master Chief (protagonista da saga) em Infinite, trás o melhor visual do personagem, pois busca pegar os melhores elementos visuais que vimos ao longo da série e cria uma ótima junção, assim como a direção de arte no geral nas estruturas Forerruners e no Zeta Halo, que é onde o jogo se passa. Com isso, é uma direção que equilibra bem as cores e cria algo bem bonito. Sobre a trilha sonora, é bastante linda e consegue manter o padrão de qualidade de trilha sonora da saga que sempre foi alto, onde sempre trouxe músicas épicas e misteriosas em um universo sci-fi. 


Em relação a campanha, eu acredito que no geral ela é bem positiva e acredito que pode ficar para muitos entre as melhores da saga, mas claro que acredito que poderia ser ainda mais grandiosa, onde acredito que não foi devido a problemas de desenvolvimento que ficaram visíveis durante a apresentação do jogo em 2020, onde naquela época foi visto um jogo inacabado, não caprichado e com problemas visuais no geral, o que gerou 1 ano de adiamento e acréscimos para o jogo em relação a 2020, onde o 1 ano de adiamento fez para o game, entretanto acredito que não conseguiriam demonstrar toda grandiosidade que imaginavam para o game desde 2018, pois em 2018 dá para perceber que eles almejavam algo ainda maior, tanto que no trailer de 2018 que era a demonstração da nova engine da saga, o estúdio mostrou um mundo com animais grandes como rinorecentes e cervos, mas na versão final isso não foi entregue, por mais que ainda exista pequenos animais e um mundo que no geral sempre tem perigos e vidas ao seu redor, todavia dá para perceber que não conseguiram entregar tudo que planejavam, por mais que a campanha seja ótima. 



Sobre o multiplayer, ele é um free-to-play (gratuito para jogar e não existe Xbox Live Gold no Xbox One/Series, assim como outros jogos free-to-plays nesses console), onde aqui a gameplay é bem importante e o estúdio buscou fazer um equilíbrio entre a gameplay clássica e moderna, onde o sandbox (itens de cenários e exploração do mapa) volta a ter um foco forte, ao mesmo tempo que elementos mais modernos também estão presentes, mas bem mais balanceados, o que na minha visão faz com que seja um dos melhores multiplayers da saga. Entretanto mesmo com elogios ao multiplayer, vejo que o modo precisa de mais conteúdos e melhor progressão e recompensas para fazer com que os jogadores fiquem mais fixos e ativos, principalmente em um game free to play que sempre precisa ter um bom número de jogadores ativos. Em relação a isso podemos dar o exemplo do Fortnite que sempre trás seasons e skins para chamar a atenção dos jogadores. 



Sobre a otimização no geral (campanha e multiplayer), o jogo ainda precisa de melhorias e no geral poderia ser melhor, por mais que eu ache um jogo bonito, onde no Xbox One Fat/S, vejo que poderiam ter colocado um modo 60 fps pelo menos nos modos arenas do multiplayer, entretanto todos os modos estão em 30 fps (no One X existe o modo 60 fps, então vejo que poderiam melhorar mais a estabilidade nos 60 fps), já no Xbox Series S existe o modo 60 fps, entretanto vejo que poderiam trazer um modo 1440p para o console no modo resolução e um modo 120 fps no modo performance, tanto que na primeira flight (beta) do game o Series S até tinha um modo 120 fps, mas para a versão final foi tirado. No Series X, acredito que poderiam estabilizar melhor o modo 120 fps, já nos PCs, algumas máquinas vem sofrendo na otimização. No geral, acredito que esses problemas técnicos acontecem devido ao motor gráfico da série que ainda vem tendo melhorias e ainda está tendo atualizações, então para o futuro é esperado que eles tragam mais atualizações de melhorias de otimização. 


No mais é isso, acredito que Halo Infinite trás a melhor campanha da 343 industries desde que assumiram o controle da saga, onde conseguem trazer bem o dna da saga Halo para os dias de hoje, entretanto vejo que poderia ser uma campanha ainda mais grandiosa, então espero que tragam mais DLCs demonstrando a grandiosidade do Zeta Halo e da saga Halo no geral que é um dos maiores games da indústria. Sobre o multiplayer, vejo que a ideia de ser free to play, é uma ideia extremamente boa, pois pode fazer com que a saga alcance mais jogadores, principalmentes jogadores que gostam do gênero FPS e curtem jogos mais parecidos com Halo, mas nunca tinham conhecido a saga, entretanto precisa melhorar na sua progressão e conteúdos. Também acredito que o jogo foi um dos melhores lançamentos em 2021, e se não fosse lançado em dezembro de 2021, acredito que poderia concorrer a jogo do ano no TGA de 2021.


full-width

Post a Comment

Previous Post Next Post

Blogger templates