CONCORD REVIEW


Concord é um jogo no estilo de Overwatch, com um design visual cativante e uma proposta promissora, até mesmo para o cenário competitivo. Infelizmente, seus servidores foram desligados após aproximadamente três semanas de lançamento, algo que, na minha opinião, poderia ter sido evitado. Eu via grande potencial no jogo, que tinha tudo para se reerguer, assim como "Cyberpunk 2077", "No Man's Sky" e "For Honor" conseguiram fazer, após reestruturações e atualizações. A história gira em torno de uma tripulação chamada *Estrela da Morte*, que é recrutada por um grupo de mercenários conhecido como Freegunners. Eles recebem vários contratos e competem para ver quem consegue completar as missões primeiro. Desde o início, a introdução do jogo é cativante e até engraçada, destacando a dinâmica do grupo e sua determinação em atingir seus objetivos a qualquer custo. Não posso deixar de mencionar que essa introdução me lembrou o filme Guardiões da Galáxia.

 

Semanalmente, o jogo desenvolvia uma nova narrativa, o que para mim foi um dos principais motivos para continuar jogando. A temática de aventureiros espaciais, somada à leve semelhança com Guardiões da Galáxia, me manteve engajado. Os personagens são bem trabalhados em termos de história, porém o jogo falha em mostrar mais profundamente suas características individuais. Talvez a desenvolvedora tivesse planos de fazer curtas-metragens, como Overwatch fez, para desenvolver melhor os personagens, mas no jogo em si essa conexão inicial não é tão forte após a cena de introdução. São 16 personagens no total, cada um com habilidades distintas, o que exige dos jogadores a criação de estratégias específicas para cada um, além de uma leitura constante do jogo durante as partidas. 
   
Considerando que a PlayStation possui a Bungie, um dos maiores estúdios de jogos online do mundo, eu me pergunto por que não houve maior envolvimento deles na produção de Concord, mesmo após a aquisição. Uma parceria entre a Bungie e Concord poderia ter sido crucial, especialmente com a experiência que a Bungie tem com Destiny. Além disso, não acho que era necessário fechar os servidores. Poderiam ter mantido o jogo na PlayStation Plus ou até lançado gratuitamente, como forma de dar mais tempo para análise de um possível relançamento. Acredito que essa pausa tenha sido uma oportunidade para repensar o futuro do jogo e trazer algo mais refinado, utilizando a experiência acumulada no mercado de jogos online e ouvindo o feedback da comunidade.
A jogabilidade de Concord é bem construída e intensa, o que facilmente poderia ter impulsionado um cenário competitivo para o jogo. Quando ele retornar, espero que a Sony o inclua em competições como a EVO, pois o game tem grande potencial para isso. O DualSense é bem explorado no jogo, com suas funcionalidades, especialmente as habilidades que utilizam os botões R1 e L1. Vi jogadores dominando essas mecânicas com maestria nos momentos finais antes do fechamento dos servidores, quase como se tivessem descoberto um sistema de combos. 
   
A desenvolvedora claramente acreditava no projeto, a ponto de ter planejado um calendário extenso de conteúdos. Era evidente que a decisão de fechar os servidores não estava nos planos iniciais. Eu realmente espero que o jogo volte, pois adorei a experiência, especialmente o design dos mapas, que são visualmente incríveis. Houve momentos em que eu me pegava admirando os detalhes dos cenários em vez de jogar. A ideia de um mundo aberto, semelhante ao estilo de Destiny, também me passou pela cabeça, e acredito que isso teria um grande potencial, pois a desenvolvedora demonstrou cuidado na criação de ambientes imersivos. 
   
Acredito que o jogo tinha um enorme potencial e talvez não devesse ter sido lançado em 2024, mas sim em 2025, considerando o atual calendário de lançamentos de jogos FPS. Concord é um título que eu gostaria de ter jogado mais, e foi uma experiência divertida enquanto durou. Estou otimista em relação ao futuro da franquia e espero que essa pausa seja bem utilizada para repensar o jogo, pois acredito muito no potencial dessa IP. 

Esta análise foi feita com base em um código fornecido gentilmente pela Sony Interactive Entertainment / PlayStation Brasil.




Online8
Gráficos10
Gameplay9
Trilha Sonora9

Positivo

-Trilha sonora impecável
-Graficos incríveis
-Gameplay Frenética

Contra

- Não desenvolve de forma direta os personagens 

8
Nota

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